
A Organização de Permacultura e Arte é uma instituição fundada em 2004 por artistas, educadores e permacultores de origens e culturas diversas que acreditam na fusão da arte e permacultura como meios de gerar qualificações, idéias inovadoras, melhoria na qualidade de vida e soluções na direção de um futuro sustentável, fortalecendo pessoas e suas comunidades.
Casarão OPA
Permacultura Urbana
O Casarão OPA, Centro de Demonstração de Permacultura Urbana e Intercâmbio Cultural, vem demonstrando meios mais sustentáveis de viver no ambiente urbano desde 2006, servindo como espaço de educação, artístico e cultural acessível a todos. O Casarão é uma antiga casa colonial do séc XIX que, com a chegada da OPA passou por ajustes ecológicos e de bio-construção e hoje serve de modelo, com as seguintes tecnologias sustentáveis:
- Composto Vertical adaptado para o meio urbano
- Aquecedor de Água Solar de Baixo Custo
- Sistema de Captação da Água da Chuva
- Tanque de Ferrocimento
- Sistema de Tratamento de Águas Cinzas (da pia e do chuveiro)
- Compostagem e Minhocário
- Paisagem Comestível
Pedagogia Potencial
A OPA atende crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social do Centro Histórico de Salvador utilizando práticas de empoderamento humano e social, através de uma pedagogia própria que a instituição está desenvolvendo baseada nos ensinamentos de Paulo Freire e Augusto Boal entitulada Pedagogia do Potencial.
O público atendido é estimulado na produção artística e cultural através de oficinas de teatro, circo, multimídia, dança, artes visuais e música. Todos recebem orientações sobre a Permacultura e sua gama de possibilidades, gerando reflexões sobre o consumo sustentável e conservação da natureza.
Subscribe to:
Posts (Atom)